Quem somos


Criação

O Centro de Formação de Jornalistas, designado abreviadamente por «CEFOJOR», iniciou a sua actividade em Setembro de 2002, sob tutela do Ministério da Comunicação Social.

Tem como atribuições gerais contribuir para a formação contínua e o aperfeiçoamento dos profissionais do ramo da Comunicação Social, a investigação científica e a assessoria técnica.

O CEFOJOR é um instituto público, dotado de personalidade jurídica e de autonomia administrativa, financeira, patrimonial e pedagógica. Tem a sua sede em Luanda, podendo desenvolver a sua actividade em qualquer outra parte do território nacional.

Objectivos

O CEFOJOR tem como objectivo organizar e realizar cursos de formação, seminários de aperfeiçoamento técnico-profissional e estágios, destinados a jornalistas, técnicos, responsáveis e demais profissionais ligados à comunicação social.

Pretende igualmente estabelecer laços de cooperação e intercâmbio com instituições nacionais e estrangeiras, incluindo universidades através da celebração de acordos, de harmonia com a legislação vigente.

Actividade

O CEFOJOR está vocacionado para a formação nos vários domínios do saber ligados tanto aos cursos de Jornalismo, como as áreas temáticas com interesse para a Comunicação Social.

Trata-se de um espaço multimedia de formação de cursos profissionalizantes, cursos de superação profissional e cursos de especialidade, apoiados numa programação educacional que envolve actividades práticas.

Aliás, a vertente prática traduzida numa intensa agenda de ateliers de rádio, televisão, video e imprensa, tem sido uma mais-valia para o CEFOJOR, e um factor de referência para a formação profissional na área da Comunicação Social. Importa, no entanto, realçar que muitos dos jornalistas, que trabalham nas principais redacções do nosso País, iniciaram a sua carreira através de um curso de formação geral no CEFOJOR.

Pode encontrar este artigo em: http://cefojor.sites.sapo.ao?p=Capresentacao